Lawo e ChyronHego oferecem áudio imersivo em transmissões do Campeonato Alemão

Com as soluções das empresas, a emissora alemã utiliza um sistema de dados registrados em rede para realizar a mixagem de áudio automática

Compartilhe

Receba nossa newsletter
Setembro de 2017 Edição do Mês

Da Redação


 

Os espectadores do Campeonato Alemão de Futebol, a Bundesliga, tem a opção de assistir às partidas com um áudio mais imersivo. A DFL, subsidiária da Sportcast, responsável pelos direitos de transmissão, está utilizando um sistema de mixagem de áudio automatizado da Lawo e da ChyronHego para tornar o áudio ainda mais realista.

O trabalho de desenvolvimento e testes feito pela DFL em parceria com as duas empresas para a Bundesliga foi feito ao longo dos dois últimos anos.

A Lawo desenvolveu o software Kick, que funciona como uma interface entre os dados recebidos e os consoles digitais utilizados. Já a ChyronHego forneceu os dados necessários para o sistema

Um sistema de rastreamento de dados de cada jogador é usado para ajustar os níveis de entrada dos microfones usados para gravar o que acontece no gramado, tornando a experiência mais completa para o espectador.                             

A qualidade dos dados oferecidos nas partidas oficiais foi monitorado pela empresa terceirizada Sportec Solutions, que pertence à Sportcast e já desenvolve, desde o ano passado, tecnologias de dados e soluções inovadoras para a Bundesliga

O grande diferencial do sistema de produção de áudio está no fato de que ele utiliza os dados em rede como base para a mixagem de áudio automática, tornando a qualidade muito superior à mixagem de áudio manual, segundo as empresas. O software Kick da Lawo utiliza um sistema de rastreamento de dados que é considerado padrão no mundo do futebol mas que antes era utilizado principalmente para estatísticas da partida e análise de gráficos. A tecnologia baseada na câmera gera dados em tempo real no estádio, permitindo obter a localização exata dos 22 jogadores, do árbitro e da bola.

O sistema identifica qual o microfone mais bem posicionado para capturar o que está acontecendo no campo a qualquer momento e automaticamente envia os comandos necessários para o console de mixagem. Com isso, o engenheiro de áudio utiliza a mixagem automática a partir dos microfones de campo e tem uma margem maior para poder tratar o áudio e deixá-lo da melhor maneira possível.

“O novo sistema oferece resultados consistentes de alta qualidade, oferecendo ao público uma experiência de som totalmente nova. A bundesliga está compromissada a oferecer uma mix cheia de emoções durante todos os 90 minutos da partida”, disse Tim Achberger, chefe de inovação e gerenciamento de tecnologia na Sportcast GmbH.

 

Notícias Relacionadas